Alimentação Saudável – o melhor aliado contra o Diabetes


Em todo o globo, mais de 425 milhões de pessoas têm diabetesno Brasil, esse número é de 13 milhões. Os dados são da International Diabetes Federation (IDF), responsável pela campanha mundial que, para este ano, chama atenção ao papel do núcleo familiar para prevenção e controle da doença. É fundamental que a família seja solidária nesse cuidado e se informe com qualidade sobre a doença para que o controle seja eficaz e possa garantir uma vida de bem-estar.

O Diabetes é uma doença que está estritamente relacionada com os hábitos alimentares das pessoas. Por isso, a recomendação é ter uma dieta equilibrada, rica em fibras e ficar sempre atento à quantidade de carboidratos dos alimentos para que não ultrapasse a recomendação diária.

É claro que sozinho nenhum alimento faz milagre, mas em uma dieta balanceada alguns podem promover muitos benefícios para os portadores da doença. Vale lembrar que em comum todos esses alimentos devem ter baixo índice glicêmico, que é a velocidade com que a glicose entre no organismo.

Alimentos com índices glicêmicos altos não costumam ser orientados para quem tem diabetes porque elevam a glicose no sangue rapidamente e por sua vez levam a picos de insulina, justamente o hormônio que as pessoas com diabetes têm dificuldade em produzir. Sem conseguir absorver a glicose corretamente, ela fica na corrente sanguínea e pode levar a complicações como a oxidação dos vasos.

Veja alguns alimentos para incluir na dieta: Maça, Frutas Cítricas, Abacate, Aveia, Canela, Castanhas, Leguminosas, Linhaça, Chia e Grãos Integrais. Outra ótima opção são os iogurtes veganos, pois os probióticos tem a propriedade de consumir frutose e carboidratos, o que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue.

Abacate, maçã,frutas cítricas, castanhas. Algumas das opções para quem tem diabetes.
Quando se tem Diabetes é fundamental, além da boa alimentação, a adoção de um estilo de vida saudável com a prática de atividades físicas. Mexer o corpo ajuda a manter os níveis de glicemia dentro de limites seguros.

Não se deixe para depois!!! Você pode viver com qualidade de vida mesmo sendo uma pessoa que tem Diabetes. Basta tomar consciência de que o poder da transformação para uma vida longa e feliz está nas suas escolhas.

Comentários