Dia do Consumo Consciente




  • Você sabe qual o nível de consciência e de comportamento dos brasileiros rumo ao consumo consciente?
  • Quais são as motivações e barreiras para a adoção de práticas mais sustentáveis?
  • E qual é a percepção do cidadão em relação à responsabilidade social e ambiental das empresas?

O Instituto AKATU realizou pesquisa em março deste ano para responder essas questões e contribuir para a conscientização e mobilização da sociedade frente ao consumo. Foram entrevistadas 1090 pessoas, homens e mulheres, acima de 16 anos de todas as classes sociais em 12 capitais ou regiões metropolitanas no País. Essas pessoas responderam a um teste de Consumo Consciente onde foram apresentados 13 comportamentos e o quanto algumas atitudes fazem parte da rotina delas. E daí surgiram 4 grupos de acordo com o grau de consciência dos consumidores:

Indiferentes – Aqueles que adotam 4 comportamentos
Iniciantes – Aqueles que adotam 5 a 7 comportamentos
Engajados – Aqueles que adotam de 8 a 10 comportamentos e
Conscientes – Aqueles que adotam de 11 a 13 comportamentos

A pesquisa apontou um crescimento do consumidor iniciante de 32% em 2012 para 38% em 2018 e mostra que estamos no momento de recrutar consumidores indiferentes para hábitos mais sustentáveis de consumo. O caminho da consciência ainda é longo, pois 76% dos brasileiros ainda são os menos conscientes – Indiferentes ou Iniciantes. O maior nível de consciência está entre os mais velhos, com boa formação educacional e qualificação social.
* 24% dos mais conscientes tem mais de 65 anos
* 52% dos mais conscientes são das classes A e B
* 40% dos mais conscientes tem ensino superior

Os consumidores mais conscientes (engajados e conscientes) é majoritariamente feminino e mais velho.
Os consumidores menos conscientes (Indiferentes e Iniciantes) é majoritariamente jovem e masculino.

Uma análise mais aprofundada considerou entre os comportamentos das pessoas que consideram a sustentabilidade é mais forte dentro de casa e mais fraca no alcance público. Não é difícil perceber a consciência em não deixar a luz acesa de bobeira em casa, porque isso impacta na economia dos lares, mas ainda temos que estar mais atentos para o impacto positivo que pode ter em nossas vidas votar num político que defende temas sociais ou ambientais. Esse é um comportamento mais ativo e engajado.

Apesar de ainda termos uma longa estrada pela frente, dá para perceber que o brasileiro prefere o caminho da sustentabilidade ao consumo inconsequente. Na mesma pesquisa foram apresentados 10 principais desejos aos entrevistados onde 1 era mais sustentável e o outro não. E nas respostas + de 5 desejos apresentados demonstraram ligação com a sustentabilidade, entre eles o desejo por um estilo de vida mais saudável, ter acesso a água limpa e tempo para ficar com as pessoas que gosto.

O Brasileiro deseja seguir pelo caminho da sustentabilidade explicitando claramente seu desejo de bem-estar na forma de uma vida mais saudável, mas revela as principais barreiras que encontra para incorporar hábitos + sustentáveis de vida. E a principal barreira apresentada é o esforço. A maior parte das pessoas ainda acha difícil as mudanças dos hábitos na família, acha que custa caro e também que essas mudanças exigem uma maior informação sobre os impactos ambientais e sociais.

Os consumidores demonstram que ações que contribuem para um futuro melhor de filhos e netos e que trazem benefícios à saúde são gatilhos importantes que contribuem para a escolha de hábitos mais saudáveis e sustentáveis.



A pesquisa na íntegra apresenta uma série de Dicas importantes para que empresas e governo se debrucem. Todos podem ajudar a multiplicar informações relevantes sobre o tema e todos podem participar para aumentar a consciência da importância da sustentabilidade no nosso planeta e na vida de cada um.

SOBRE O INTITUTO AKATU
Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor), o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente.

As atividades estão focadas na mudança de comportamento do consumidor e são realizadas a partir de duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas e eventos.

O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo, que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade.

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