Glúten – ele é mesmo o grande vilão das dietas?


Você pode não saber, mas ele está em todo lugar – pães, bolos, macarrão, bolachas, coxinhas, cerveja, uísque e até em pasta de dente. Pois é, o glúten é a principal proteína dos grãos de trigo, aveia, centeio, cevada e malte.
Nos últimos anos o glúten ganhou fama de vilão por causa da maior disseminação de informações sobre os riscos da doença celíaca. E não é pra menos, ela afeta a qualidade de vida de mais de 1 milhão de brasileiros.
Essas pessoas não possuem a enzima transglutaminase, que quebra o glúten. Ao ser ingerida, a proteína ataca as paredes do intestino delgado, dificultado a absorção de nutrientes e provocando sintomas como abdômen estufado, diarreia, vômito, perda de peso, anemia e osteoporose.

A intolerância à proteína costuma ser detectada na infância, mas pode ficar escondida até os 50 anos e causar sérios problemas. Em alguns casos, a doença não tem sintoma nenhum – o que dificulta o diagnóstico. Caso apresente os sintomas, pode valer a pena consultar o médico e fazer os exames adequados, especialmente se houver um celíaco na família: isso aumenta em 10% o risco de desenvolver a doença.
O único tratamento para a doença celíaca é a total eliminação de alimentos que utilizam trigo, centeio, cevada e aveia na dieta.

Agora se você não tem alergia ou intolerância, então você não tem um motivo concreto para considerar o glúten um vilão. Existe uma tendência hoje, que pode ser um pouco de moda, em retirar o glúten da dieta para conquistar emagrecimento. Mas aí, nesse caso, é importante levarmos algumas coisas em consideração.

Ok! Diminuir o glúten no dia a dia vai baixar os valores calóricos da sua dieta e assim o emagrecimento será favorecido. Mas é importante lembrar que existem muitos alimentos livres de glúten, mas que continuam a ser prejudiciais para a saúde, pois contém corantes, aditivos químicos, gorduras saturadas, etc...
O importante na hora de buscar uma alimentação saudável e que mantenha seu peso estável é consumir uma variedade de nutrientes que inclua, frutas, grãos integrais, verduras, leguminosas, oleaginosas e considere baixo teor de sódio e açucares refinados.
O segredo de uma vida longa e saudável é o equilíbrio. Pense nisso!

Uma linha completa de alimentação livre de glúten no Bálsamo Congelados

No Bálsamo Congelados você encontra refeições, caldos, sucos, shakes, leites vegetais e lanches veganos livres de glúten. Quer saber mais sobre nossos produtos? Acesse agora mesmo a nossa loja virtual ou visite a nossa loja.

Aprenda a fazer Delícias Proteicas Veganas sem glúten


No dia 20 de outubro de 2018 teremos uma Oficina de Delícias Proteicas Veganas, com a Nutri Júlia Dovera (NutriEnte)e o Chef Pedro Coe (Bálsamo Congelados Saudáveis). Vamos aprender a fazer doces, barrinhas e outras gostosuras livres de glúten, lactose, adição de acúçar ou conservantes. Tudo isso dentro de um  Spa, no Lago Norte, em meio a uma cenário com muito verde! Venha se deliciar e curtir um sábado com a gente! Informações e inscrições pelo site: https://balsamocongelados.com.br/eventos/oficina-delicias-veganas/

Comentários