Saúde e conservação ambiental - Guia de conduta consciente em ambientes florestais

Que tal um pedal ou caminhada na Floresta Nacional de Brasília? Existem diferentes opções de circuitos de 5, 11, 20, 26 e 35km, além de sinalização em todos os trechos e um mapa georeferenciado para auxiliar no percurso, que passa por diferentes formações de Cerrado e árvores exóticas, compondo belas paisagens que encantam os usuários.

Uma das maiores trilhas recebeu o nome de Trilha União por unir diversas unidades de conservação dos DF, como a Floresta Nacional de Brasília, Parquen Nacional de Brasília, Reserva Biológica da Contagem, Área de Proteção Ambiental do Planalto Central e do Rio Descoberto, que forma a maior trilha para mountain bike do Brasil, totalizando aproximadamente 136 km, aberta também para adeptos de caminhadas e corridas.
 
A Floresta Nacional (Flona) de Brasília, criada em 1999, protege uma área de cerrado de 9 mil hectares e é uma das unidades de conservação responsáveis pela sobrevivência das nascentes que irrigam a maior represa da região, a do Descoberto, responsável por aproximadamente 70% do abastecimento de água do Distrito Federal.

COMO CHEGAR

A Flona fica em Taguatinga Norte, com acesso pela BR 070.

ENTRADA

Não há cobrança de ingresso. A Flona fica aberta todos os dias das 8h às 17h para entrada, podendo sair até as 19h.



ORIENTAÇÕES PARA CURTIR E PROTEGER AS FLORESTAS


CURIOSIDADE DO BÁLSAMO

Você sabia que o Bálsamo Spa está inserido em uma área de Cerrado de vital importância e recebeu esse nome em homenagem à Sub-bacia Norte onde está situada? O Capoeira do Bálsamo integra uma das mais de 80 nascentes que abastecem o Lago Paranoá e está em uma região de núcleos rurais com ativa produção orgânica, projetos de permacultura, sistemas agroflorestais, reflorestamento e educação ambiental. Por isso mesmo no Bálsamo Spa a natureza é respeitada e utilizada para reconectar o homem à natureza, usando elementos vitais como a água, o ar, o sol e os elementos da terra para nutrir o corpo com saúde e vitalidade. 

Fonte: ICMBio
#SalveAsFlorestas

Comentários