Comida congelada não é saudável?

O que é melhor: consumir alimentos frescos ou congelados?

Muitos mitos envolvem essa questão. E errou feio quem apostou que o alimento fresco é garantia absoluta de saúde enquanto os congelados são os vilões da boa nutrição.
Em artigo da revista Superinteressante, o nutrólogo José Alves Lara Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição (Abran) afirma: “Congelar é sinônimo de preservar” e defende que os alimentos resfriados a menos de 18 graus, que é a temperatura do freezer, estão protegidos da proliferação de micro-organismos e por isso em ambiente de maior preservação.


Alimentos congelados


Mesmo assim, associamos o alimento fresco à comida de qualidade. E isso não é por si só uma mentira se considerarmos também outros fatores. Por exemplo, alimentos expostos por muito tempo ao transporte, armazenamento e distribuição estão sujeitos à diversos tipos de contaminação.
Então, se você preferir os verdinhos da feira, procure saber a procedência dos mesmos, se estão livres de agrotóxicos e se o ambiente onde estão expostos é bem acondicionado e limpo.
Agora voltando aos congelados. Essa técnica é uma grande aliada para quem quer cuidar da saúde e tem pouco tempo para ficar na cozinha.
Alimentos devidamente bem congelados mantém o alimento mais próximo do seu estado natural e preserva seus nutrientes. Segundo o nutrólogo Edson Credidio, doutor em ciências de alimentos pela UNICAMP, quanto mais rápido o processo de congelamento, mais bem preservados ficarão os nutrientes. “Isso evita a formação de grandes cristais de gelo, que danificam as células dos alimentos e prejudicam sua qualidade nutricional”.
Cada vez mais pessoas tem encontrado menos tempo para manter uma boa alimentação. As vezes a correria do dia a dia acaba nos levando a soluções pouco saudáveis. E daí, não importa muito se a escolha for um fast food servido na hora ou a compra de um congelado super processado, com grandes quantidades de sódio, gordura e colesterol.
Adotar uma dieta equilibrada é fazer as escolhas certas.
Claro que é importante comer uma fruta fresquinha, uma salada orgânica, aquele arrozinho feito na hora também. Mas, se você não tem tempo para cozinhar todos os dias, o congelamento pode ser uma mão na roda. Ajuda a fugir dos lanchinhos traiçoeiros, permite que tenha mais controle sobre a qualidade da sua alimentação, e deixa sua vida mais prática também.


Dicas de um congelamento saudável em casa


  • Antes de congelar os alimentos, organize-os de acordo com a previsão de consumo e distribua-os em vasilhas próprias para esse fim. Congele porções que serão usadas de uma só vez.
  • Depois de descongeladas, não poderão voltar ao freezer.
  • Não deixe espaço entre o alimento e a tampa do recipiente em que o alimento será congelado. Isso dificulta a entrada de ar, que leva à oxidação e prejudica o congelamento.
  • Só congele alimentos frescos e limpos.
  • Na hora de levar vegetais e legumes ao freezer, tome cuidados que ajudam a preservar os nutrientes. 
  • Lave bem os vegetais. 
  • Escalde-os, mergulhando pequenas porções de cada vez com o auxílio de uma peneira.
  • Deixe-os na água fervente de um a dois minutos, dependendo da consistência dos legumes. Se preferir, em vez de peneira, use uma panela para cozinhar no vapor. Nesse caso, ferva a água e acrescente os vegetais em pequenas porções, abafando com a tampa. 
  • Resfrie rapidamente, passando -os em água fria e, em seguida, mergulhando-os em água gelada. 
  • Pronto: eles já podem ser congelados.

A Linha Bálsamo Congelados Saudáveis

Produtos Bálsamo Congelados


Nossa empresa utiliza em seus preparos o método de ultracongelamento.
O Ultracongelador é um equipamento apropriado à rápida redução da temperatura de produtos perecíveis ou não, objetivando manter suas características originais e ou nutricionais intactas, inclusive reduzir a possibilidade de proliferação de bactérias e outros que possam, durante o processo e ou posteriormente, comprometer a sua qualidade.

Além do processo de ultracongelamento, nossas refeições são vegetarianas com baixo teor de sódio, sem glúten e sem lactose, não usamos corantes ou conservantes e desenvolvemos combinações que garantem uma alimentação saborosa, nutritiva e prática.

Conheça nossa linha de alimentos congelados saudáveis: balsamocongelados.com.br

Comentários